Avançar para o conteúdo

Sessões Plenárias e Keynotes

Oradores

DIA 21 DE SETEMBRO | 10:00 | Keynote

Canábis Medicinal: Do Mito à Prática

A canábis tem sido utilizada para fins medicinais desde os primórdios da humanidade. De facto, desde muito cedo que existem relatos do seu uso para o tratamento de crises epilépticas e da epilepsia. Desde então, um longo caminho tem sido percorrido e, atualmente, já existe em Portugal um medicamento à base de cannabis aprovado pela entidade reguladora. Mas… quais serão as suas indicações? E será que qualquer médico no SNS o pode prescrever?
Vem descobrir isto e muito mais na keynote “Canábis Medicinal: Do Mito à Prática”!

Prof. Doutor Pedro Barata

MD, PharmD, MSc, MBA, PhD 

Médico no Centro Hospitalar Universitário do Porto 

Prof. Associado na FCS-UFP – Professor Universitário em Terapêutica, Farmacocinética e Assuntos Regulatórios. 

Senior Visiting Professor no London Kings College. 

Investigador no I3S-UP – com interesse focado na influência da microbiota na saúde e na doença, nas aplicações clínicas do oxigênio hiperbárico, otimização da terapêutica e desenvolvimento de novos dispositivos médicos e sistemas de dosagem farmacêutica. Desenvolvimento de produtos medicinais de canábis e avaliação clínica. 

Assuntos Regulatórios – Desenvolvimento de Medicamentos, Dispositivos Médicos e Suplementos Alimentares. Autorização de Comercialização, Valor Terapêutico, Estudos de Evidência e Eficácia clínicos. 

DIA 21 DE SETEMBRO | 12:00 | Keynote

Mesa Redonda: Humanismo em Saúde em Populações Específicas

Será que, atualmente, caminhamos para uma medicina verdadeiramente humanista? De que forma gerimos os desafios em saúde em grupos minoritários? Como é que o estado económico do país e o balanço social influenciam a saúde e as desigualdades? Se gostavas de ver debatidos estes temas com um painel de excelência, contando com quem já esteve a liderar a saúde em Portugal, não percas!

Dra. Ana Jorge

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. é especialista em pediatria médica desde 1984. Com uma extensa e prestigiada carreira clínica e académica, foi assistente hospitalar de pediatria médica no Hospital D. Estefânia e no Hospital Garcia de Orta, onde foi também diretora do serviço de pediatria, de 2001 a 2008.

Em 2008, assumiu o ministério da saúde, tendo sido ministra da saúde de dois governos constitucionais, até 2011. Constituiu-se presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa entre 2021 e 2023. Desde maio de 2023 é provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Foi ainda docente, investigadora e, sobretudo, uma verdadeira humanista.

Dr. Miguel Paiva

licenciado em economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e pós-graduado em gestão em saúde, é atualmente o diretor do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, assumindo a gestão dos Hospitais de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e São João da Madeira.

Gestor de excelência, focado na melhoria contínua da prestação de cuidados, luta por uma medicina cada vez mais humanizada.

Dr. Jorge Hernâni Eusébio

Médico de Família no ACeS Gerês/Cabreira da ARS Norte.

Assistente Convidado na Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Investigador no Instituto de Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho. Investigador no Centro de Medicina Digital P5 da Universidade do Minho.

Membro da Comissão de Ensino e Educação Médica da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

Vice-Coordenador do Grupo de Estudos de Dor da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.

DIA 21 DE SETEMBRO | 11:00 | Sessão Plenária

TarefeirXs – What to Expect in the Unexpected

Perante o panorama atual que enfrentamos na carreira médica em Portugal, é importante para os Internos de Formação Geral ponderarem todos os percursos ao seu dispor. E, sendo esta uma opção cada vez mais apelativa para os recém formados, esta keynote vai expor não só as realidades díspares entre exercer tarefa no Norte e Sul do país, como também os maiores desafios, as principais vantagens e o que esperar daquela que é uma escolha arriscada.

Dr. Alberto Ribas

Formado pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e realizou o Internato de Formação Geral no Hospital de Sousa Martins em 2020, onde trabalha como Clínico Geral em regime de prestação de serviços.

Frequentou o Estágio Técnico-Militar da Força Aérea Portuguesa, sendo Alferes Médico dos Quadros Permanentes da Força Aérea Portuguesa desde Outubro 2022.

Atualmente a terminar a Pós-Graduação em Medicina Aeronáutica pela Academia da Força Aérea Portuguesa.

Irá integrar a próxima Força Nacional Destacada em Moçambique no contexto da missão EUTM-MOZ da União Europeia.

Dra. Melissa Pais Silva

Mestre em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar em 2019. R

ealizou o Internato de Formação Geral no Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga em 2020.

Pós-Graduada em Medicina Desportiva pela Sociedade Portuguesa de Medicina em 2021.

Atualmente trabalha no Serviço de Urgência Geral do CHBV – Hospital Infante D. Pedro desde 2021.

Médica no Clube Desportivo de Fiães – 1ª divisão Séniores Femininos (Voleibol)

DIA 22 DE SETEMBRO | 09:30 | Sessão Plenária

Social Media e Literacia para a Saúde: Aliado ou Inimigo?

A Internet é um dos principais meios de obtenção de informação pela população, e a área da saúde não é uma exceção. A internet e as redes sociais são, muitas vezes, veículos de conhecimento sobre os mais variados temas, no entanto, alguns estudos indicam que apesar de a informação estar cada vez mais disponível para a população, a literacia em saúde mantem-se baixa. 

Com esta plenária poderemos perceber se, de facto, as redes sociais poderão ou não ser úteis na comunicação em saúde e no combate da desinformação e das fake news através da sua utilização pelos profissionais de saúde para este fim.

Prof. Doutor Manuel Magalhães

Médico especialista em Pediatria, atualmente a exercer atividade na Unidade de Pneumologia Pediátrica e Unidade de Neonatologia do Centro Materno-Infantil do Norte, CHUdSA. Professor auxiliar convidado do ICBAS (Medicina da Criança e Adolescente) e da FMUP (Departamento de Medicina Comunitária, Ciências da Informação e Decisão em Saúde).

Através de várias plataformas online, como o Facebook, Instagram e o seu website, tem como objetivo que a ciência possa estar disponível e acessível a todos, de uma forma simples, descomplicada e baseada na evidência científica atual.

Dra. Raquel Vareda

Médica especialista de Saúde Pública e Autoridade de Saúde na Unidade de Saúde Pública de Lisboa Ocidental e Oeiras desde 2023. Pós-graduada em Mutilação Genital Feminina e Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública.

Consultora científica e analista de dados freelancer & criadora de conteúdos sobre Saúde para as redes sociais há mais de 6 anos. Apaixonada pela comunicação para a Saúde, pela promoção da literacia em Saúde e pelo nosso papel social e profissional nas inter-relações entre a Saúde Pública, as políticas públicas e as populações mais vulneráveis.

DIA 22 DE SETEMBRO | 10:00 | Sessão Plenária

Medicina: Um início e múltiplos destinos

Todos nós, como Médicos, começámos num sitio: na Faculdade de Medicina. Contudo, ao longo do nosso percurso formativo, somos deparados com múltiplas oportunidades, que podem orientar o nosso futuro. Nesta sessão plenária, podes contar com a participação de diversos oradores, que nos mostra que podemos ter diferentes carreiras no Mundo da Medicina.
Por isso, vais :

  • Ter a oportunidade de mergulhar no mundo da Indústria Farmacêutica.
  • Perceber que é possível conciliar uma Especialidade Cirúrgica e a Medicina Estética.
    Pronto para te deparares com os múltiplos caminhos que estão a tua frente?

Dr. Diogo Magalhães

Mestre em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Ocupa o cargo de Diretor Médico Global na farmacêutica BIAL, onde trabalha desde 2017, inicialmente como Gestor Médico na equipa portuguesa e posteriormente na equipa global.

O seu dia-a-dia inclui coordenar, motivar e servir equipas médicas que desenvolvem e comunicam inovações que acrescentam valor à prática clínica.

Foi Assistente Convidado de Farmacologia e Terapêutica na FMUP, onde colabora como investigador desde a pré-graduação. Frequenta atualmente o Programa Doutoral em Farmacologia e Toxicologia Experimentais e Clínicas da Universidade do Porto.

Dr. Manuel Rodrigues de Sousa

Cirurgião Maxilofacial e Mestrado em Medicina Estética.

Founder & CEO Facial Clinic Porto.

Assistente Hospitalar de Cirurgia Maxilofacial, CHU São João EPE.

Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética e Cosmética. Formador oficial Restylane Galderma. Formador Sociedade Portuguesa de Medicina Estética e Cosmética.

Membro da Comissão de Relações Públicas da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Maxilofacial.

DIA 22 DE SETEMBRO | 12:30 | Keynote

Around the World – Especialidade no Estrangeiro

A emigração é cada vez mais uma escolha dos jovens médicos portugueses. Mas como é o processo para o fazer? Que requisitos são necessários? Nesta sessão vais poder contar com 3 oradores, prontos a partilhar a sua experiência pessoal, para te mostrar 3 destinos diferentes.

Dra. Joana Alves Gato

Médica formada pela NOVA Medical School, Lisboa, em 2014.

Fez o Internato Ano Comum entre Janeiro e Julho de 2015 no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental.

Mudou-se para o Reino Unido em Julho de 2015 e fiz o Foundation Programme entre 2015 e 2017.

Em Agosto de 2017, entrou no internato de Ginecologia e Obstetrícia na região de East Midlands.

Desde 2021 que realiza o internato em regime de part-time. Neste momento, no quinto ano.

Dra. Liliana Nanji

Fez o curso na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, durante o qual teve a oportunidade de fazer estágios na Austrália.

Mudou-se para Melbourne em 2017 e viveu e trabalhou lá durante 6 anos.

Trabalha atualmente como Interna de Cuidados Intensivos no Hospital Garcia de Orta e é conhecida pela sua boa energia e o seu sentido de humor peculiar.

Nos seus tempos livres, gosta de aprender sobre independência financeira, cantar e dançar.

Dra. Margarida Gothen

Mestre em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto em 2021.

Internato de formação geral em Esbjerg, na Dinamarca, em 2021-2022.

Atualmente médica interna de formação específica em Medicina Geral e Familiar no DIS (Dronning Ingrids Sundhedscenter), em Nuuk, na Gronelândia.

DIA 23 DE SETEMBRO | 10:00 | Sessão Plenária

MED TALKS: Carreiras notáveis em Medicina

Ao longo do nosso percurso formativo, encontramos profissionais com percursos inspiradores que invariavelmente contribuem para a nossa formação pessoal e profissional.
Desta forma, esta sessão plenária contará com a participação de diversos oradores, detentores de carreiras de reconhecido mérito a nível nacional e internacional, com o intuito de promover a partilha dos seus notáveis e impulsionadores percursos académicos e profissionais.

Dr. Carlos Cortes

Concluiu a sua licenciatura em Medicina em 1999, tendo completado a sua especialização em Patologia Clínica em 2006. Desde então, tem exercido a sua atividade profissional no Serviço Nacional de Saúde como médico Patologista Clínico.

Detém a competência de Gestão de Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos.

Desde sempre teve um interesse particular pelo associativismo e em 2014 candidatou-se a Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, cargo que ocupou até Março de 2023, momento em que assumiu o cargo de Bastonário. daordem dos Médicos para o triénio 2023-2025.

Dr. Gustavo Carona

Médico Anestesista e Intensivista do Porto, dedicado a missões humanitárias desde 2009. J

á representou os Médicos Sem Fronteiras, o Comité Internacional da Cruz Vermelha e os Médicos do Mundo, em zonas de carência humanitária extrema: Moçambique, RDCongo (x2), Paquistão, Afeganistão, Síria, Rep. Centro-Africana (x2), Iraque, Burundi, Iémen, Gaza e Sudão do Sul.

Desde cedo tenta dar voz às vidas que lhe passaram pelas mãos, apelando à humanidade global pela sua escrita e pelas inúmeras intervenções pelo país fora. ´

Escolhido como European Young Leader de 2022, pela União Europeia.

Prof. Doutora Daniela Seixas Carlos Cortes

Médica neurorradiologista apaixonada pela tecnologia.

Trabalhou na indústria farmacêutica no início da sua carreira. defendeu a sua tese de doutoramento em Neurociências em colaboração com a Universidade de Oxford em 2012.

É professora afiliada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Em 2015, concluiu um MBA Executivo na IE Business School em Madrid (Empreendedorismo).

Foi perita independente da Comissão Europeia (Direção-Geral da Investigação e da Inovação) de 2013 a 2018.

Co-fundou a Tonic App em 2016, a startup de saúde digital à qual se dedica atualmente como CEO.

SAVE THE DATE!